Jogos de Expressão e Improvisação Musicais
Os jogos de Expressão e Improvisação, convidam os jogadores a exprimir as suas próprias idéias ou pontos de vista. Pouco a pouco, incentivam a auto confiança nas suas próprias capacidades inventivas e imaginativas, permitindo ao participante ultrapassar o medo da exposição e o receio de ser julgado.
Uma outra característica destes jogos é a experiência adquirida para, espontaneamente, inventar e encontrar soluções criativas perante situações novas e imprevisíveis.
Os Jogos
Instrumentos Imaginários - Todos os jogadores sentam-se em círculo e um saco grande passa de mão em mão. Cada jogador, na sua vez, tira um instrumento imaginário e passa a "tocá-lo" e emitir o som característico do instrumento imaginado. Aos demais, compete adivinhar o instrumento.
Mímica de canções - Os participantes dispostos em círculo escolhem um para sentar-se no centro e iniciar o jogo. Este pensa em uma canção conhecida e passa a representá-la com gestos. O participante que adivinhar a canção primeiro deverá cantá-la, e posteriormente tomar o lugar do colega que estava no centro reiniciando assim o jogo. Este jogo pode ter regras variadas ex: Ganha o jogador que mais acertar as canções, ou todos participam, sendo que a cada rodada um jogador em sequencia vai para o centro, independente de ter acertado a resposta ou não.
Som e Sentimento - Duas séries de 6 palavras deverão ser escritas em um quadro (lousa, cartolina). A primeira série consiste em 6 maneiras diferentes de representar um som: 1. Grave, 2. Agudo, 3. Ligado, 4. Suave, 5. Forte, 6. Staccato. A segunda série de palavras consiste em categorias de sentimentos, tais como 1. Raiva, 2. Tristeza, 3. Alegria, 4. Medo, 5. Ternura, 6. Autoridade. Cada jogador deve jogar duas vezes um dado e representar em instrumentos dispostos livremente a combinação das 2 séries. Ex: Se um jogador tirou um 4 e um 2, este deve escolher um instrumento e expressar com um som Suave (4) um sentimento de Tristeza (2).
Obs.: As palavras de ambos os quadros podem ser diferentes, assim como sua ordem. Porém é importante manter a ideia das colunas de palavras - um indicando a forma de tocar, outro a expressão de sentimentos.
Abaixo figuras de dados para confeccionar.
Lembre-se que os jogos citados são apenas sugestões e podem ser modificados e adaptados conforme o objetivo e perfil do grupo.